terça-feira, 26 de outubro de 2010

Estudantes sofrem com lotação e pedem mais ônibus na Leste-Oeste

A cada ano o crescente número de alunos que passam a estudar na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) desperta a necessidade de novos ônibus para atender a demanda. Todo santo dia, Elano Matias, aluno do 5° período do curso de Economia da Uern, espera na praça Raimundo Ribeira - bairro Boa Vista, Zona Sul - pelo o único coletivo que faz a linha Leste-Oeste. Além de passar com atraso no local, o transporte leva uma superlotação de estudantes que ficam de pé, espremidos durante a "viagem". Colocando em risco a segurança de todos. "Tem dias que muitos colegas perdem o ônibus. Sem falar dos riscos que corremos caso aconteça algum acidente, já que muita gente fica em pé", comenta o aluno. Só pra se ter uma ideia da quantidade de estudantes que lotam os transportes, muitas vezes eles saem pela porta da frente do ônibus.

"O problema piorou nos últimos meses como o início do segundo semestre letivo da UERN", complementa o estudante. A superlotação também pode ser constatada em outros três coletivos que levam alunos dos bairros Santa Delmira, Nova Betânia e dos Abolições. Fabrícia Ariadina, 18, faz Serviço Social também na Uern e considera que se houvesse pelo menos mais um ônibus não haveria tantos constrangimentos aos alunos. "É simplesmente muito chato saber que o que deveria causar o bem-estar dos estudantes, na realidade só traz calor, barulho. É muito apertado, um inferno, da pra enlouquecer", reclama. 

Para tentar solucionar os transtornos, a empresa terceirizada pela Gerência de Trânsito (GETRAN), Start, já realizou estudos sobre a demanda e a oferta do serviço e apresentou uma proposta à Prefeitura, que prevê a compra de três novos ônibus e um micro-ônibus, todos destinados à linha Leste-Oeste. "Nós ouvimos usuários, os estudantes e realmente constatamos essa necessidade. Queremos contemplar uma linha Universidade-Centro com essa frota", diz a coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana, Maristela Lopes, acrescentando que a PMM ficará responsável pelo processo de licitação e contratação de novas empresas de ônibus. Em Mossoró, três empresas fazem o transporte coletivo: Ouro Branco, Sideral e Cidade do Sol.

Start: meta é chegar a 47 veículos

Através do Plano de Mobilidade Urbana e com a contratação de novas empresas, mais de duas linhas de transporte coletivo devem sair do papel nos próximos meses. No momento, Mossoró conta com 13 linhas e a frota de ônibus chega a 33 veículos. Uma oferta pequena se comparada com o crescimento populacional de Mossoró. A expectativa, segundo Maristela Lopes, é que esse número chegue até 47 ônibus nos próximos anos. "A forma como as linhas estão sendo feitas, infelizmente, deixam a desejar", finaliza.
Ainda de acordo com o Plano de Mobilidade, as empresas que atuam no sistema de transportes coletivos também foram informadas sobre a necessidade de se colocar nas linhas ônibus com acesso para cadeirantes. Até 2012, elas devem atender a necessidade e até 2014 toda a frota de transportes públicos coletivos deve ser renovada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário